Essa é a manchete que dezenas de artistas da Baixada Santista - que se reuniram nessa quinta-feira, no Cine Roxy, no Gonzaga - gostariam de ver estampada nos jornais esse fim de semana - e eles conseguiram. Mais de 60 artistas, de diversos segmentos, se encontraram na noite dessa quinta-feira (14), para realizar uma manifestação contra o grupo de empresários que vinham tentando instalar um museu no prédio da Cadeia Velha de Santos, local onde eram realizadas oficinas culturais antes do seu fechamento em 2011 e das reformas iniciadas em 2014.
O Escracho - nome dado pelos manifestantes para o protesto - teve inicio por volta das 20h, no hall de entrada do cinema - o local foi escolhido devido a ligação de Antônio Campos Neto, mais conhecido como Toninho Campos, com o movimento pró museu. Com a apresentação de uma cena teatral, onde o secretário de cultura de Santos Fabião Nunes inaugurava o Museu da História de Santos no Cine Roxy, os participantes criticaram a secretaria estadual de cultura - que em audiência A Tribuna que, em relação ao futuro da Cadeia Velha, "quem pagar mais leva!".
pública em 2015, havia garantido o retorno das oficinas culturais para cadeia velha - o grupo de empresários que propôs a ideia e o secretário de cultura de Santos Fabião Nunes, que segundo o movimento artístico teria declarado ao jornal
Em seguida, mesmo observados de perto pela polícia militar, o grupo seguiu rumo ao Shopping Parque Balneário Hotel para "assinar" a petição pró museu que lá se encontrava. Lá chegando eles encontraram uma cena estranha, a petição se encontrava logo abaixo de cartazes de outra petição - contra a corrupção. Os artistas entenderam isso como uma manobra da OS para iludir a população e conseguir mais assinaturas para o projeto do museu. O grupo, com cerca de 60 pessoas, chamou a atenção de todos que estavam no shopping e deixou ali sei protesto silencioso.
Veja como foi o Escracho no Cine Roxy.
VALEU A PENA
Na manhã desta sexta-feira (15), diversos jornais da região noticiaram a decisão da secretaria de cultura do estado de São Paulo. A vontade dos artistas e de 75% da população da Baixada Santista - segundo pesquisa de opinião encomendada pra prefeitura de Santos - prevaleceu. As oficinas culturais voltarão ao seu antigo lar, que agora será conhecido como Centro Cultural Cadeia Velha de Santos.
As Cores da baixada apoia!!!
Por: Armando Cândido