terça-feira, 1 de setembro de 2015

Azul da cor do mar

(Especial para o Blog Curta Santos)

(Beto e Julia - Foto: divulgação)
Beto é um jovem de 14 anos que vive no interior de São Paulo. Seu maior sonho é conhecer o mar. O garoto consegue realizar esse sonho em um passeio organizado por sua professora de Ciências, e nele, mais do que conhecer o mar, ele tem a chance de se aproximar de sua colega de classe, Júlia - por quem nutre um amor platônico - que tem olhos azuis da cor do mar. Mas a personagem principal desse curta-metragem é Cibely Ferreira, uma garota de apenas 16 anos, que mora em São Vicente. Cibely é roteirista e diretora de arte do filme que foi criado durante as aulas do curso de audiovisual do Instituto Querô, que fica localizado em Santos.

A paixão de Cibely pela sétima arte não é menor que a de Beto por Júlia e pelo mar. A jovem já fez o curso de Audiovisual pelo Instituto Querô de Santos e a oficina de Stop Motion das Oficinas Culturais de São Vicente em parceria com o Querô. “Antes de iniciar o curso, eu nem me achava capaz de escrever uma boa redação, quanto mais um roteiro”, afirmou a - agora - roteirista, que ainda disse ser completamente grata ao Instituto pela oportunidade de realizar esse sonho. Que ainda foi coroado com uma estreia de “gala” no Festival Internacional de Curtas de São Paulo, com exibições no Cine Olido e Espaço Itaú de Cinema nos dias 20 e 22 de agosto, respectivamente. Sobre a estreia, Cibely disse: “Ah, incrível né?! Eu não podia imaginar que iria chegar tão longe”.

Apaixonada por Tim Burton, David Fincher a Stanley Kubrick, a jovem roteirista conta que a ideia para o roteiro surgiu dentro do ônibus, a caminho do curso de inglês. “Passando pela praia, eu pensei que a história poderia se passar na praia de Santos, lembrei que meu tio do interior tinha um primo que estava indo conhecer a praia e fiquei com isso na cabeça, pois ir a praia sempre foi comum pra mim, mas para algumas pessoas é algo totalmente novo”, conta Cibely. Pesquisando sobre o assunto, descobriu que é comum que escolas do interior organizem excursões para os alunos conhecerem o litoral; então pediu algumas dicas para mãe, que é professora - e dessa forma nasceu o argumento do curta...


Cibely Ferreira no Instituto Querô

Leia a integra dessa matéria no Blog do Curta Santos

Assita o making off



Por: Armando Cândido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.