quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

CURTA A PIONEIRA

Prestes a completar 72 anos, a escola de samba G.R.C.E.S. X9 vira tema de um curta metragem.

Foto Divulgação

Foto Divulgação
O curta metragem A Voz do Samba: Amor, Suor e Tradição irá mostrar a paixão da comunidade pela Pioneira. O objetivo do jovem casal de cineastas Kamilli Semenov, 18 anos, e Júlio Lucena, 26 anos, é expor o oceano de emoções que envolve os integrantes da escola, desde os primeiros dias de preparação, até o anúncio da última nota do último jurado. Para isso eles acompanharam desde o dia a dia no barracão da escola e os ensaios a céu aberto, iniciados em em novembro de 2015, até a apuração das notas do desfile de 2016, tentando retratar todo trabalho e sentimento para se realizar um desfile nota 10.

"Tenho 44 anos só de carnaval, a escola de samba passou a ser parte do dia a dia, vamos dormir pensando em escola de samba, levantamos pensando em escola de samba. E depois que eu aposentei então, ficou mais intenso", relata João Henrique Makumba que começou como ritmista, passou a ser diretor geral de carnaval e atualmente é compositor, apresentador e se dedica a marcenaria artística da escola.

Foto Divulgação
A ideia para o documentário surgiu da vontade de ambos em realizar um trabalho juntos. O jovens que se conheceram nas oficinas de audiovisual do Instituto Querô, descobriram que o carnaval era algo que unia os dois. Júlio sempre gostou e acompanhou carnaval, já Kamilli, apesar de nunca ter desfilado, nasceu em uma família que sempre foi xisnoveana, "pra mim, era o ano inteiro carnaval".

Acompanhar a rotina exaustiva da comunidade durante preparações, que atraiam centenas de pessoas para os ensaios a céu aberto, não foi fácil. No começo do projeto a dupla não tinha apoio, mas isso não os desanimou “Além de podermos contar uma história com extrema riqueza cultural para o estado de São Paulo, também estamos contando histórias de amor”, comenta Julio Lucena. “É como se a X-9 fosse a principal inspiração e motivação para que a vida destas pessoas faça sentido!”. Somente após os primeiros resultados, com teasers e fotos divulgadas nas redes sociais é que as parcerias começaram a aparecer.

Equipe, da esquerda para direita: Júlio Lucena (diretor), Kamilli Semenov (diretora), Alex Aguiar (fotógrafo), Rachel Munhoz (fotógrafa), Cássio Santos (som).


A previsão de lançamento do filme é para o dia 1º de maio de 2016, data em que a Pioneira completa 72 anos. A expectativa de Kamilli é emocionar a escola e a comunidade - que está acostumada com coisas simples como gravações de celular - com a estréia do curto, Júlio afirme que: "O grande objetivo de contar uma história, é vê-la sendo contada em vários lugares","O que compensa não é nem o retorno financeiro, as sim a história ser contada e viajar o país" afirmou.

Sobre os diretores


Kamilli Semenov - participou de 9 curtas-metragens em funções como: diretora, assistente de direção e produtora. Recebeu o prêmio de melhor filme e direção pelo filme “Tempo é Morfina” no 13º Curta Santos. Foi apresentadora e produtora no programa Clube de Cinema, na Rádio Cacique de Santos e mediadora do Jogo de Cinema. Atualmente trabalha como assistente administrativa na Produtora Querô Filmes e Instituto Querô e ministra palestra e oficinas de produção audiovisual.

Júlio Lucena - trabalhou com produção de eventos artísticos e culturais em 2011 e participou de 13 curtas-metragens em variadas funções, como: fotografia, roteiro, produção e direção. Como destaque, foi um dos diretores do documentário Carregadores do Monte, que ganhou o Prêmio de menção honrosa no 42° Festival de Cinema de Gramado (2013). Atualmente, trabalha como freelancer e participa de diversas produções para TV, cinema, eventos, filmes institucionais e publicidade, exercendo a função de assistente de câmera e cinegrafista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.