quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A MAIOR AULA DO MUNDO - VOCÊ ACEITA ESSE DESAFIO?


Hoje viemos propor a vocês leitores um desafio. Assistir A Maior Aula do Mundo e entrar na corrida para atingir até 2030, as 17 Metas Globais. O objetivo desse projeto é explicar às crianças as novas Metas Globais da ONU (Organização das Nações Unidas), anunciadas no fim de setembro, em Nova York. Agora você irá dizer: "Mas eu não sou criança!". Bom, eu também não, mas estou assistindo. Além disso, nós, adultos, é que temos a responsabilidade de deixar um mundo melhor para as crianças e não o inverso. Concordam?

As Metas Globais são uma versão renovada dos "Oito Objetivos do Milênio", lançados em 2000, que tem como objetivo acabar com a fome, a miséria e reduzir a mortalidade infantil e deveriam ser cumpridos até 2015. Agora, serão 17 temas a serem contemplados até 2030.

As aulas mostram o que são as Metas Globais e como colaborar para atingir os 17 objetivos. Mas o projeto não termina nessa grande aula on-line, ele apresenta 15 sugestões de planos de aula para professores trabalharem em sala de aula, disponíveis em português em um site - é preciso se cadastrar para ter acesso ao conteúdo - os assuntos das aulas variam com temas como "Compreensão da Vida Saudável" e "O Impacto da Poluição em nosso Planeta e em nossas Vidas", em áreas como geografia, cidadania e ciência.

O projeto ainda conta com uma história em quadrinhos e uma animação dublada pelos jogadores Neymar e Daniel Alves, que estão disponíveis como material de suporte. Outras celebridades e políticos também farão parte do projeto, ao ministrarem uma aula simbólica em diferentes países, mas os nomes e datas ainda não foram definidos.

"A Maior Aula do Mundo" é parte do "Project Everyone", campanha colaborativa que quer tornar as Metas Globais "conhecidas pelas sete bilhões de pessoas do mundo", idealizada pelo cineasta Richard Curtis (diretor de "O Diário de Bridget Jones").

Por: Armando Cândido



terça-feira, 29 de setembro de 2015

MINIMETRAGENS DO QUERÔ NA ESCOLA CONCORREM AO PREMIO DE VOTO POPULAR

Dez "curtinhas" produzidos produzidos em 2015, por alunos de escolas públicas. Vote e concorra a ingressos para estréia no Cine Roxy

Depois de cinco meses de atividades com mais de 900 alunos das escolas públicas, os 10 curtinhas produzidos em 2015 no projeto Querô na Escola estão em fase de Votação Popular pelo site do Instituto Querô: www.institutoquero.org/votacao. Em menos de 24 horas, a página já ultrapassou dois mil votos. Quem votar, pode se cadastrar e concorrer a 10 ingressos para assistir os curtinhas no Cine Roxy, em sessão de estreia marcada para acontecer em outubro.

O Querô na Escola é realizado desde 2010, com edições em Santos e Cubatão. No projeto, jovens capacitados nas Oficinas Querô realizam oficinas dentro das escolas públicas, multiplicando o que aprenderam sobre cinema e utilizando o audiovisual como uma nova ferramenta de ensino. Mais de 3500 alunos já participaram e 157 minimetragens foram produzidos.

Em 2015, 915 alunos dos oitavos anos participaram das aulas de Sensibilização, realizando dinâmicas em grupo. Dessas aulas, 25 jovens de cada escola foram selecionados para o projeto e estimulados a produzirem seus filmes, aprendendo desde a elaboração do roteiro, produção e filmagens.

 “Visitamos as escolas da região com o objetivo de produzir filmes que abordem questões sociais e do universo juvenil, para que possam ser usados pelos alunos e pela escola em sala de aula, tornando os alunos protagonistas das atividades”, explica a produtora do Querô na Escola, Antoniela Couto Lorenço. Entre os temas abordados, estão Cyberbullying, Evasão Escolar, Racismo, Drogas e Lendas Urbanas.

Lucas Rodrigues Lima, de apenas 13 anos, foi um dos participantes desse ano pela UME Rui Barbosa, em Cubatão. “Foi a primeira vez que fiz um filme. Acho legal poder ver algo nosso na tela do cinema e também é uma profissão que tenho vontade de ser quando crescer”.

Querô na Escola – Em 2015, as atividades do Querô na Escola aconteceram em Cubatão, com apoio da Prefeitura e patrocínio da Anglo American. Em 2015, o projeto recebeu diferentes surpresas. Uma delas foi a marca de 1 milhão de views no youtube com o curtinha O Primeiro Beijo, produzido por alunos da Padre José de Anchieta, em 2013; E a escola Rui Barbosa, de Cubatão, se espelhou no método do Querô na Escola para produzir vídeos com os alunos em comemoração aos 25 anos da unidade de ensino.

Enviado por: Ivan de Stefano (assessor de comunicação do Instituto Querô)



UM MÊS DE CORES DA BAIXADA


33 dias, 25 postagens, 1776 acessos. À você nosso muito obrigado a você amigo leitor

No último sábado (26), nosso blog completou um mês de existência com publicações de variados temas: concursos públicos, concursos culturais, utilidades públicas, política, cultura e quase 1800 acessos. A última matéria publicada na sexta-feira (25), com o título "SERVIDORES DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO PROTESTAM POR MELHORES SALÁRIOS" relatou o dia de manifestação dos funcionários nas unidades da PGE em todo o estado e teve grande repercussão. Foram mais de 650 acessos e alguns comentários nessa matéria que transcendeu as fronteiras da região e do blogger, sendo replicada no site a Associação dos Procuradores do estado de São Paulo (APESP) no mesmo dia de sua publicação.


Por este motivo gostaríamos de agradecer a todos os nosso leitores que, nesse primeiro mês, nos ajudaram a atingir esse números. Que podem não ser grandiosos, mas certamente ultrapassaram nossas expectativas. 



Deixamos aqui também um pedido. Comentem as matérias, interajam, participem, enviem sugestões de pauta para nosso e-mail contato.acdb@gmail.com, ficaremos felizes em publicar matérias criadas a partir da colaboração de nossos leitores.

Por: Armando Cândido

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

SERVIDORES DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO PROTESTAM POR MELHORES SALÁRIOS


Foto divulgada no grupo dos servidores no facebook
Foto divulgada no grupo dos servidores no facebook

Para os servidores da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE), esta quinta-feira (24), foi um dia de luta e de luto. Em todo o estado os funcionários da PGE compareceram ao trabalho vestindo roupas pretas, num luto simbólico contra o descaso da entidade e do governo estadual com eles. O ato foi organizado através de redes sociais após terem seu pedido de aumento negado pelo procurador geral do estado doutor Elival da Silva Ramos, em reunião do conselho na última sexta-feira (18).



Foto divulgada no grupo dos servidores no facebook
A justificativa de Ramos para negar o aumento é a falta de verba e a crise econômica. Já os servidores argumentam que no início do ano houve verba para aumentar o salário do governador Geraldo Alckmin e dos secretários e também duas semanas atrás para aumentar em R$3300,00 a bonificação por produção de todos os procuradores do estado. Ainda esses dois aumentos de salário para categorias hierarquicamente superiores, foi negado - também por falta de verbas - para os funcionários da Procuradoria Regional de Santos o vale refeição adicional que já é cedido para outras regionais - 70% dos servidores já recebem esse benefício segundo a PGE - completando assim o vale refeição oferecido pelo estado que é de R$8,00 ao dia.

Foto divulgada no grupo dos servidores no facebook
Ramos justifica a diferença de tratamento no tocante aos aumentos concedidos ao procuradores e negados aos demais servidos alegando que a verba para os vencimentos dos primeiros vem de fonte diferente da destinada ao restante. Além disso, segundo ele, o aumento no prêmio dos procuradores não causa conflito com outras administrações pois não no estado cargo equivalente ao de procurador em outras secretarias, já os oficiais administrativos estão espalhados em quase todas e, caso fosse concedido, um aumento para os da PGE, isso traria problemas para as outras secretarias. O interessante dessa tese é que já existe diferença no salário dos oficias administrativos das diferentes secretarias. Isso junto ao fato de algumas regionais receberem o vale refeição adicional e outras não fere o princípio constitucional de isonomia salarial.

Esse primeiro passo foi importante para a categoria por fortalecer esses servidores e aumentar a união entre eles. Agora o objetivo é a reativação do Sindicato dos Servidores da PGE para que a luta por melhores salários e condições de trabalho ganhe unidade e um representante formal.

Confira mais fotos publicadas pelos servidores

PGE Capital (Sede)

SANTOS

Centro de Recursos Humanos - SP

São José do Rio Preto

Botucatu
Bauru

Araçatuba

Sorocaba

Procuradoria Fiscal - Capital



SÃO VICENTE COMO LE GUSTA

Bom dia amigos leitores, a matéria de hoje é de utilidade pública, mas também um desabafo. A história que irei relatar é fruto de uma alteração na mão das vias no entorno da praça 22 de Janeiro, aquela do Cine 3d que está em reforma. Conforme apurado, a partir desta sexta-feira (25), a via lateral da praça, que dá continuidade a rua do Colégio passará a ser de mão dupla, facilitando assim o acesso de quem dessa via e quer ter acesso a praia e a ponte Pênsil. O ponto de ônibus continuará no mesmo local. O trânsito no local deve começar a fluir melhor com essa alteração - podendo haver reflexo na Av Presidente Wilson e nas ruas Padre Anchieta, Jacob Emerich e João Ramalho também - pois, quem passa por ali para ir em direção a avenida da praia, poderá ter acesso a ela já na Biquinha, diminuindo dessa forma a quantidade de veículos transitando nas demais vias.

Agora leia meu relato/desabafo de como descobri a alteração nas vias.

Essa manhã estava na ponto de ônibus da Praça esperando a condução como de costume. Até então nenhuma novidade, mas de repente aparecem funcionários da prefeitura (Codesavi e CET) e começam a colocar cones no meio da rua, dividindo a via ao meio. Os veículos que vinham da rua do Colégio passavam do lado de lá dos cones, enquanto o ponto, eu e todos que estavam ali esperando a condução para ir trabalhar ficávamos do lado de cá.

Indaguei um dos homens, que ali estavam separando-me do meu objetivo: "bom dia amigo, a passagem dos carros que vem da praia para cá será interditada?". A resposta foi não. Novamente questionei: "e como faremos para pegar o ônibus?", "só dar sinal e pegar aqui", respondeu. No caso, esse "aqui" dele era o meio da rua, com a possibilidade - mesmo que pequena devido ao pouco movimento de carros nesse sentido - de alguém ser atropelado. Mas tudo bem não é? Afinal o quê é uma vida frente ao progresso?

Ah, vale informar que o serviço era de tamanha urgência que os trabalhos tiveram início por volta das 8h10 - horário de pico - deixando o trânsito naquele pedaço, que já  é lento, ainda mais confuso, como vocês podem ver no vídeo abaixo.  O motorista do coletivo que peguei concorda comigo sobre o horário totalmente "adequado" para a interdição, ou melhor, eu é que concordo com ele que levantou este questionamento como quem queria xingar os homens do desenvolvimento de São Vicente. Eu também queria, ainda quero. Afinal por conta disso cheguei atrasado no serviço.

Entendo que o serviço é necessário e pode dar mais fluidez ao trânsito, mas pergunto - ao prefeito Luiz Cláudio Billi e ao secretário de desenvolvimento e mobilidade urbana vereador Jura - essa era mesmo a melhor hora para o trabalho? Quem sabe causasse menos transtorno se fosse realizado a partir das 10h, depois do almoço talvez ou até durante a madrugada. Qualquer horário que não fosse horário de pico, quando ou as pessoas estão apressadas para chegar aos seus serviços ou cansadas, sonhando chegar em casa e descansar.





Por: Armando Cândido

terça-feira, 22 de setembro de 2015

COMEÇA NESTA QUARTA A 7ª TARRAFA LITERÁRIA 2015

A abertura da Tarrafa Literária 2015 será realizada nesta quarta (23), com shows de Estrela Leminski e Téo Ruiz às 19h30, no SESC Santos. Além da noite de abertura, o evento terá duração de quatro dias com atrações nacionais e internacionais, todas gratuitas. Para assistir o show de abertura os interessados deverão buscar os convites, disponíveis apenas no dia do show, no Sesc Santos ou na Realejo Livros.

O evento contará com a presença de autores como: Adriana Carranca, José Hamilton Ribeiro e Nelson Motta, entre outros. Em uma vasta programação com diversas mesas de debate entre autores e platéia. O eventos serão realizados em locais variados como Museu Pelé, Sesc Santos - onde será realizada a Oficina Gonçalo - e até em Cubatão, com uma atividade da Tarrafinha - versão infantil do evento principal. Mas o "palco principal" deste evento será o Teatro Guarany, no centro de Santos.

Para quem não conhece o evento, em seis anos de existência, participaram dezenas de escritores e milhares de leitores. Foi criado com o objetivo de ser uma celebração da palavra e um festival nos moldes internacionais, trabalhando com alegria e ideais comuns.

Confira a programação completa no site do evento.

Por: Armando Cândido

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

PROTESTO DE ESTIVADORES EM FRENTE A SEDE DO JORNAL A TRIBUNA

Estivadores avulsos realizaram por volta das 10h30 de 21 de setembro um protesto contra o Jornal A Tribuna em Santos. Cerca de 60 manifestantes se reuniram em frente a sede do jornal, o ato foi uma resposta a matéria publicada pelo jornal em em 15 de setembro, onde segundo pesquisa realizada pela Unifesp Baixada Santista - a mesma do caso de racismo institucional em novembro do ano passado - um quarto dos trabalhadores avulsos do porto de Santos é usuário de crack e cocaína.
Os trabalhadores organizaram a manifestação porque, segundo eles, o jornal não os ouviu antes de publicar a matéria. Portando faixas com dizeres como "Jornal A Tribuna não ouve o outro lado" e gritos de "Estiva unida jamais será vencida", os trabalhadores pediam que um representante do jornal desce para ouvi-los. O trânsito na avenida João Pessoa, no centro de Santos, ficou parado até as 11h30 quando teve fim a manifestação.

Assista os vídeos:





Por: Armando Cândido


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Prefeitura de São Paulo abre concurso público com salários de R$ 5.392,96 a R$ 13.900

Ao todo estão sendo oferecidas 595 vagas pela Prefeitura de São Paulo, todas para candidatos com nível superior, em 5 concursos públicos realizados pela fundação Vunesp. As inscrições tem início nesta sexta-feira (18),os salários variam de R$ 5.392,96 a R$ 13.900. Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.

As vagas estão distribuídas nos 5 editais da seguinte forma:

Edital nº01 - 27 vagas para analista de ordenamento territorial – geologia. Os candidatos devem ter diploma de curso Superior em geologia, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). O salário é de R$ 5.392,96, com atualização para R$ 6.106,33 prevista para maio de 2016.

Edital nº 02 - 90 vagas para analista de planejamento e desenvolvimento organizacional - tecnologia da informação e comunicação. Os candidatos podem ter nível superior em qualquer área de formação. O salário é de R$ 5.392,96, com atualização para R$ 6.106,33 prevista para maio de 2016.

Edital nº 03 - 178 vagas para analista de informações, cultura e desporto – biblioteconomia (95);
analista de planejamento e desenvolvimento organizacional – ciências contábeis (73);
analista de planejamento e desenvolvimento organizacional – ciências econômicas (10).
Os candidatos devem ter nível superior na área de formação e registo no respectivo conselho regional. O salário é de R$ 5.392,96, com atualização para R$ 6.106,33 prevista para maio de 2016.

Edital nº 04 - 100 vagas para auditor municipal de controle interno, sendo 20 para a área de correição, 72 para área geral e 8 para área de infraestrutura. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área de formação. O salário é de R$ 13.900.

Edital nº 05 - 200 vagas para analista de políticas públicas e gestão governamental. Os candidatos devem ter nível superior em qualquer área de formação. O salário é de R$ 9.000.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de outubro pelo site www.vunesp.com.br. A taxa varia de R$ 54,95 a R$ 94,95. A seleção será feita por meio de provas objetiva, dissertativa e de títulos. As provas objetiva e dissertativa serão aplicadas na data provável de 15 de novembro, na cidade de São Paulo. O concurso terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Por: Armando Candido

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ABERTURA DO CURTA SANTOS 013 É AMANHÃ

A cerimônia de abertura da 13ª edição do, já tradicional, festival de curtas metragens de Santos (Curta Santos) será nesta terça-feira (15) as 20h30, no Sesc Santos - Rua Ribas 136, Aparecida em Santos. A abertura tera como Mestre de Cerimônias a atriz e diretora Christiane Tricerri (direita) e contará com a apresentação de performances como: "013" (homenagem ao diretor Sérgio Bianchi); "PAGU" (Apresentação artística transitando no universo da escritora, poeta, diretora de teatro, e militante política Patricia Galvão); "Muito prazer, meu nome é Hip Hop"; "Banda Visões de Severino"; "Mad Feeling Crew" e o vídeo especial de abertura "Clube dos Treze", composto por 13 curtas de aproximadamente 2 minutos cada, criados por vários artistas e coletivos da cidade como: Signos Possíveis, Instituto Querô, Just Desing, NEPAV Unimote e TV Tribuna. Às 23h no Torto Bar MPB - Av. Siqueira Campos, 800 - Macuco, Santos - será a hora de homenagear o Dj Wagner Parra com a "Festa Vitrolada", comandada pelo Dj Lufer e convidados.


Este ano batizado de "013", o festival faz uma brincadeira com o código telefônico da região e com o número desta edição. Segundo o site oficial do evento, o Curta Santos 013 vem abrir espaço para as leituras artísticas, celebrando ou criticando a condução atemporal desta nossa terra. Durante toda a programação, o público será o protagonista. As atividades serão direcionadas, com livre entrada nas sessões competitivas e especiais, nas oficinas e nas exibições ao ar livre seguidas de apresentações artísticas. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento. Mas apesar das apresentações serem gratuitas como já foi dito, para conferir a abertura do evento só mesmo com convite em mãos. Então o As cores da baixada traz para vocês uma dica - quase um segredo. Nesta terça-feira à partir das 10h haverá a distribuição gratuita de convites na bilheteria do Sesc Santos, então corra e garanta o seu!!!

Por: Armando Cândido

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

SEM VALE-CULTURA, BAIXADA SANTISTA PERDE R$ 237 MI ANUAIS EM MERCADO CULTURAL

Sem ainda a grande adesão do Vale-Cultura, a Baixada Santista perde o investimento de R$ 237,9 milhões anuais no mercado cultural. Como um vale-transporte ou refeição, o Vale-Cultura corresponde a um benefício que o trabalhador pode ter com cartão pré-pago acumulativo de R$ 50,00 mensais.

Criado há dois anos, o vale permite ter ingressos de teatro, cinema, música e museus, além de adquirir CDs, DVDs, livros, e até comprar veículos de informação, como revistas e jornais, entre outros produtos. O cartão também permite pagar mensalidades de cursos artísticos (fotografia, literatura, teatro, música, dança, etc).

Na Baixada Santista, 376 empresas – desde cinemas até bancas de jornais – já são cadastradas para comercializar produtos. No entanto, apenas 3,.473 dos 398 mil trabalhadores registrados na região são beneficiados com o Vale-Cultura, de acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Cultura em agosto.

A baixa adesão não deve ser por falta de interesse da população, mas também pela falta de maior acesso à informação deste programa federal. Não à toa que o MinC, em nota, “agradece a oportunidade de contribuir com a sensibilização sobre o Vale-Cultura”.

O programa

O vale é um programa federal em que o benefício é concedido pelo empregador aos seus trabalhadores com vínculo formal por meio de um cartão pré-pago com R$ 50,00 mensais. O desconto em folha de pagamento do trabalhador é opcional e de, no máximo, 10% do valor do benefício, ou seja R$ 5,00 para aqueles com até 5 salários mínimos.

Sobre o valor concedido pela empresa a título de Vale-Cultura aos seus funcionários não incidem encargos trabalhistas. Além disso, as empresas tributadas com base no lucro real poderão abater valores desembolsados em até 1% do Imposto de Renda devido. Para participar do programa, o empregador precisa credenciar a instituição no site: http://www.cultura.gov.br/valecultura.

Por: Lincoln Spada

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Para quem quer se atualizar sem gastar

Num mercado profissional cada vez mais disputado quanto mais qualificação e conhecimento tivermos mais chances de conseguirmos uma vaga teremos. Em tempos de crise econômica essa situação se acentua ainda mais. Pensando nisso aí vai uma lista de oportunidades com cursos online gratuitos e também uma bolsa de estudos no exterior.

O Senac está com inscrições abertas para os seguintes cursos:

Técnico em administração
Técnico em logística
Técnico em marketing
Técnico em meio ambiente
Técnico em qualidade
Técnico em recursos humanos 
Técnico em segurança do trabalho
Técnico em programação de jogos digitais 
Técnico em design de interiores

No site do Senai você pode se cadastras para os cursos de:

Consumo Consciente de Energia
Desenho Arquitetônico
Educação Ambiental
Empreendedorismo
Ética e Cidadania
Finanças Pessoais
Fundamentos de Logística
Legislação Trabalhista
Lógica de Programação
Metrologia
Noções Básicas de Mecânica Automotiva
Propriedade Intelectual
Segurança do Trabalho
Tecnologia da Informação e Comunicação

Outra instituição que está oferecendo cursos gratuitos é o Sesi, são eles:

Comunicação no Foco Organizacional
Indústria da Cerâmica Vermelha: Trabalho Seguro e Organizado, EPIs e EPCs
Indústria da Madeira: Colheita, Empilhadeiras, Enlonamento e EPIs
Indústria de Cal e Calcário: EPIs, EPCs, Movimentação de Cargas e Situações de Emergência
Indústria Moveleira: Máquinas, EPIs e EPCs
Matemática Básica
Trabalho em Altura
Trabalho em Espaços Confinados

Por fim, uma oportunidade para aqueles que buscam uma oportunidade de estudar no exterior. Mas essa só vale para quem já possui mestrado ou doutorado. O governo da Suíça está oferecendo bolsas de estudo para brasileiros. Nesse caso as inscrições devem ser feitas até 31 de outubro, para efetivar a inscrição, é preciso enviar toda a documentação solicitada ao endereço da Embaixada da Suíça em Brasília. Você pode solicitar os documentos de candidatura pelo e-mail bra.bolsas@eda.admin.ch. Mais informações, entre no site da embaixada.

Por: Armando Cândido

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Consciência ou morte

O futuro de nosso país está em nossas mãos, em nossos votos. Se não quer ver nosso país na situação que está, não venda votos, não os troque por dentaduras, carne para o churrasco do fim de semana, nem mesmo por um emprego para você ou para alguém de sua família. Isso é o mesmo que vender sua alma ao diabo, ficará eternamente amarrado aquele político corrupto que você ajudou a eleger.

Não vote também em super-heróis, Batman, Superman, Capitão América, Thor... eles só existem na ficção. Vote em homens de bem, trabalhadores que irão, mesmo que a passos lentos, com o seu suor ajudar o Brasil a progredir.

Ah, e não se esqueça! Presidente, Governador e Prefeito, são apenas algumas das peças dos governos, então tenha ainda mais consciência ao eleger seus vereadores, deputados e senadores. Pois esses, podem dar mais forças ou barrar os primeiros, seja para o bem ou para o mal.

Esse é o recado de As cores da baixada para você nesse 7 de setembro.

Feliz dia da independência!!!

Por: Armando Cândido


domingo, 6 de setembro de 2015

Abertas até 6 de novembro as inscrições para o programa Rumos de fomento à produção cultural

O programa Rumos, plataforma de fomento do Itaú Cultural à produção artística brasileira, abriu as inscrições para a sua 17ª edição nessa terça-feira (1/9), com algumas novidades.

O modelo segue aberto, podendo ser inscritos projetos de todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas, sem limitação dos campos de investigação, com grande liberdade para artistas, produtores e pesquisadores definirem as regras de produção e apresentação de seus trabalhos.

Entre as novidades está a organização das propostas em três grandes campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras), definidos para facilitar o processo de inscrição.

Outra inovação é o fim do teto orçamentário para as propostas. E o processo de seleção dos projetos também ganha uma nova fase. Antes de passarem para a Comissão de Seleção, as propostas agora serão examinadas por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país, os quais farão a primeira fase seletiva. Os nomes desta comissão prévia não serão revelados antes do resultado final, para preservar a idoneidade do processo. Os critérios de seleção a serem observados serão a singularidade do projeto, a sua relevância e consistência.

“Vamos dar continuidade ao modelo que inauguramos em 2013 em que as definições não são dadas mais pela instituição e sim pelos agentes culturais, invertendo uma ordem histórica que, ao nosso ver, estava represando a criação e perpetuando vícios de formatação de projeto”, afirma Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

A última edição do programa, já reformulada, registrou mais de 15 mil inscrições. O recorde de edições anteriores havia sido de 2,6 mil. Conforme pesquisa realizada pelo Observatório Itaú Cultural na base de dados de inscritos na edição 2013-2014, do total de proponentes, 30% nunca haviam tentado se inscrever antes em algum outro edital. O formato aberto, a abrangência e a autonomia foram apontados por este grupo como razões para participarem do Rumos. O estudo indicou também que 97,11% deles consideraram o regulamento na forma de perguntas e respostas como um fator positivo para a compreensão do processo de inscrição no programa.

Inscrições e seleção – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de novembro, exclusivamente no site www.rumositaucultural.org.br. Os contemplados serão informados por e-mail, no dia 10 de maio de 2016.

Como no edital passado, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a serem contemplados.

Os membros da Comissão de Seleção são profissionais externos ao Itaú Cultural e gerentes do próprio instituto. São eles: a ilustradora, designer gráfica e professora Beá Meira, o cineasta Jeferson De, o presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) João Cezar de Castro Rocha, a atriz, produtora, gestora pública e contadora de histórias Karla Martins, o professor de ciência da informação e diretor de cultura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcos Galindo, a jornalista e crítica de artes Maria Hirszman, a jornalista e criadora do projeto de investigação urbanística Cidades para Pessoas Natália Garcia, o administrador e produtor cultural Paulo Mattos, o produtor musical e diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP) Pena Schmidt, o compositor, cantor e violonista Tiganá Santana, e o jornalista, crítico e pesquisador teatral Valmir Santos.

Pelo Itaú Cultural, a comissão é formada pelos gerentes de núcleo: Ana de Fátima Sousa (Comunicação), Anna Montini (Jurídico), Claudiney Ferreira (Audiovisual e literatura), Edson Natale (Música), Henrique Idoeta (Produção), Marcos Cuzziol (Inovação), Sofia Fan (Artes visuais), Tânia Rodrigues (Enciclopédia) e Valéria Toloi (Educação e Relacionamento).

Por: Redação Itau Cultural

sábado, 5 de setembro de 2015

FEIJÃO PRETO FOSCO: Feijoada contra a criminalização dos que resistem

Será no próximo domingo (13), a partir das 13h30, no Centro dos Estudantes de Santos (CES), a feijoada que tem o objetivo de chamar a atenção para a luta contra o racismo. A ideia surgiu após 7 estudantes da Unifesp-BS serem intimados a prestar esclarecimentos na sede da Policia Federal em Santos, a respeito do episódio em que 2 alunas foram vítimas de racismo institucional, fato que ocorreu durante a II Semana da Consciência Negra realizada na universidade. O dinheiro arrecadado será destinado ao pagamento dos advogados que estão representando os estudantes.

https://www.facebook.com/events/1601435623410342/

Tudo teve início em 27 de novembro de 2014, quando a ex-diretora do campus professora Regina Célia Spadari, durante a II Semana da Consciência Negra, teria se pautado por estereótipos racistas ao exigir crachá de duas alunas negras no laboratório de informática e, posteriormente, expulsado-as da sala de informática. A ex-diretora solicitou a PF a abertura de investigações sobre o caso, segundo o site afropress.com, acusando os alunos por terem denunciado a direção da escola pelo ocorrido. A aluna Juliana Florentino, uma das duas abordadas pela ex-diretora, conta que ela e Tatiana Chaves ao se dirigirem a delegacia de polícia não conseguiram registrar o boletim de ocorrência por racismo. A delegada disse que eramos pardas, quase brancas ... ela colocou injuria administrativa, um absurdo, mas foi o que conseguimos, afirmou.

Juliana publicou no seu perfil em uma rede social o seguinte relato: "Alguns adolescentes que estavam participando das atividades da II Semana da Consciência Negra - moradores da comunidade no entorno - estavam utilizando os computadores no Laboratório de Informática ... Eu adentrei a sala e me encontrei com a Bianca Bittencourt ... sou distraída e sequer percebi que haviam "não alunos" na sala ... Eis que a diretora do campus entra e ordena que quem não fosse discente se retirasse ... os meninos extremamente educados se retiraram, sequer disseram algo ... eu e a Tatiane continuamos sentadas ... a diretora então, questionou a Tatiane Chaves se ela era discente, ela disse que sim, me questionou eu disse que sim. Ela pediu o crachá, apontando o dedo e rudemente, ela mostrou, ela não enxergando o nome, disse que queria ver o nome no crachá. Meu crachá ela enxergou e eu fiz o questionamento se somente nós duas teríamos que apresentar identificação, visto que ela havia dito que todos deveriam se identificar. Virou-se para Bianca e disse que ela a conhecia e não precisava, nenhuma outra pessoa presente na sala precisou se identificar, somente nós duas ... A discente Lana argumentou incessantemente ... A cena foi constrangedora ao extremo! Nenhum outro discente foi abordado. Somente nós duas: Negras. A diretora foi questionada a todo momento sobre seu posicionamento e o manteve sem sequer perceber suas atitudes conosco... já estudei em universidade particular, elitista de Santos, no curso de Direito por 3 anos e jamais fui tratada de tal forma, nunca fui tratada assim na Unifesp também ... Mas de repente me vi sendo humilhada por alguém que não se identificou para mim, tampouco me mostrou seu crachá ... A medida cabível ao momento foi realizada, um boletim de ocorrência. Mais adiante, com melhor orientação, eu e a Tati tomaremos as próximas providências."

Foram intimados, seis alunos do Curso de Serviço Social - Lana Caroline Barbosa Zizo, Damiso Ajamu da Silva Faustino, Maria Clara Pereira Soares (fotos a abaixo), Maurício de Oliveira Filho (foto ao lado), Juliana Florentino Carvalho da Silva e Tatiane de Souza Santos -, e uma aluna do Curso de Educação Física – Bianca Bittencourt Bovolenta. A maioria dos depoimentos foram prestados durante o mês de agosto deste ano, faltando apenas os de Juliana, Tatiane e Bianca, marcados para o dia 24 de setembro. Além do Inquérito na PF, há uma sindicância interna, que ainda não foi finalizada devido a greve dos funcionários da universidade em São Paulo, mas poderá resultar em punições. A atual diretora ainda não se manifestou sobre a atitude da ex-diretora, que continua dando aulas na Universidade.

A ex-diretora ainda acusa os alunos de depredação do patrimônio público porque, posteriormente ao episódio da expulsão das alunas, paredes e muros da Escola foram pichados com a frase “direção racista”. Os estudantes negam autoria das pichações e que tenham acusado Spadari de racista. Em seu depoimento embora acuse os alunos  nominalmente, ela admite que não viu os autores da suposta depredação e que testemunhas, entre os quais citou o funcionário Claudio Amor Leonello, do setor de serviços, “é que a informaram que os alunos haviam cometido o ato da pichação”.

Segundo advogados ouvidos por Afropress, se a ex-diretora se sentiu ofendida com a frase genérica deveria ter representado na Polícia Civil por injúria e difamação, no prazo de seis meses, apresentando provas, além de outras medidas para proteger o direito de imagem, nunca levar o caso à Polícia Federal que, a rigor, só poderia apurar eventual “depredação do patrimônio público federal”, nunca a acusação de racismo.


Ouvida por As cores da baixada Juliana disse que Spadari quer os criminalizar por algo que não fizeram. A pichação foi uma consequência dos atos dela, a porta foi pintada e está tudo certo, mas as almas de quem ela expulsou da sala, essa não foi pintada de branco. Agora por causa dos atos da ex-diretora, os alunos tem que pagar advogado, precisam levantar 5 mil reais. Os alunos já foram ouvidos por jornalistas da Veja e do Estadão, ela nega tudo, mas existem os vídeos gravados pelos outros alunos presentes.

A feijoada completa sairá por R$ 20, e dará direito a uma caipirinha. Os organizadores informaram que também haverá uma opção vegetariana , além de uma feira de livros, música, poesia, projeção de curtas e outras manifestações culturais. Os convites deverão se adquiridos com antecedência. Os interessados podem fazer contato por whatsapp no numero (13) 99718-4150.

Para mais informações acesse o evento criado pelos organizadores no facebook.

O CES fica na Av. Ana Costa, 308, Santos.

Tentamos contato com a ex-diretora Regina Célia Spadari, mas até o momento da publicação desta matéria não tivemos resposta.

Por: Armando Cândido

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Dica de Workshop - TIP mostra as ferramentas que ajudam a escrever melhor

Evento recomendado a todos que trabalham com escrita, desde jornalistas até blogueiros


Cada vez mais o texto ganha espaço nos meios digitais. Hoje em dia, o trabalho de escrever não se restringe apenas a jornalistas e escritores. Quem trabalha com publicação de conteúdo na internet, por exemplo, possui um contato quase diário com a escrita e precisa dominar esta técnica para conquistar sucesso. É com o objetivo de transmitir este conhecimento que o TIP traz em setembro o Workshop Escreva com Técnica, com Rogério Godinho. 

O objetivo do evento é condensar o máximo de conhecimento possível sobre a técnica de escrever bem. Ele busca trazer tudo que os escritores profissionais aprenderam por tentativa e erro, de forma resumida em um curso compacto e prático. Depois desse dia, o aluno terá aprendido a transformar a inspiração ocasional e o instinto incerto em uma produção constante e consciente. Vai saber como organizar um texto, como evitar que o leitor pare de ler, quais as áreas nobres da estrutura, os diferentes tipos de fechamentos e até mesmo a arte do ritmo, que permite controlar a velocidade com que o leitor avança, linha após linha.

O workshop é indicado para jornalistas, publicitários, empreendedores, executivos de marketing, produtores de conteúdo, escritores e roteiristas. Também é recomendado a profissionais de qualquer indústria criativa, consultores e gente que queira saber como comunicar algo de forma engajadora e impactante.

O ingresso promocional (para os 10 primeiros inscritos) é R$ 100,00, o ingresso social (é necessário trazer duas latas de leite em pó) é R$ 150,00 e o ingresso regular custa R$ 200,00. As inscrições devem ser feitas pela internet através deste link.

Sobre o palestrante

Rogério Godinho é jornalista e biógrafo. Trabalhou em diversos veículos da grande imprensa, como a Gazeta Mercantil e a Forbes Brasil. Foi ainda editor-executivo e associado das revistas B2B Magazine e Consumidor Moderno. Durante um longo período, produziu especiais para o jornal Valor Econômico. Estudou história global e globalização em Harvard e frequentou o Massachusetts Institute of Technology (MIT) como aluno-visitante de Filosofia. É autor das seguintes obras: "O Filho da Crise", lançado em 2011, "Tente Outra Vez", 2014 e "Nunca na Solidão",  em 2014.

Serviço

Workshop Escreva com Técnica, com Rogério Godinho
Datas: 19 de setembro de 2015, das 14h às 17h
Endereço: TIP, Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 238 - 7º andar
Preço: de R$ 100 a 200
Inscrições: http://www.eventick.com.br/workshop-escreva-com-tecnica


Dica enviada por Madeleine Alves,
produtora cultural, realizadora áudio visual e editora do blog Signos Possíveis

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Santos está em Festa

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FESTA 57 – FESTIVAL SANTISTA DE TEATRO

Com o tema ‘Fomento’, o mais antigo festival de artes cênicas em atividade do Brasil, o FESTA 57 – Festival Santista de Teatro abre com o espetáculo gratuito da Caravana Tonteria com a atriz e cantora Letícia Sabatella ‘De Volta ao Centro’. A caravana é o grupo formado por Paulo Braga (piano), Fernando Alves Pinto (serrote, trompete, violão e voz) e Zéli Silva (contra-baixo). A apresentação foi no dia 1º de setembro, às 20 horas, no teatro do Sesc, onde as entradas podem ser retiradas a partir das 12 horas do mesmo dia (Rua Conselheiro Ribas, 136).

Contando com músicos-atores, o show carrega um elemento dramático em suas interpretações, incluindo pequenas cenas entre as canções autorais e de Chico Buarque, Kurt Weill, Duke Ellington e Colle Porter. As melodias vão de jazz ao flamenco, do tango à rumba, reforçando um ambiente de cabaré itinerante que roda pelo país.

Ativista ambiental e pelas causas indígenas, Letícia Sabatella inicia a programação do FESTA 57, que este ano, convide o público a refletir sobre a importância de uma lei de iniciativa popular para um Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de Santos, seguindo o modelo da capital paulista.
A iniciativa inspiradora possibilita a criação e manutenção de grupos com trabalhos continuados de pesquisa e produção artística e, ao mesmo tempo, melhorando o acesso da população ao teatro. Além das mostras nacional, estadual e regional, o festival também mantém shows, apresentações musicais, audiovisual, intervenções cênicas e rodas de conversa. Confira a programação em:fb.com/festivalsantistadeteatro emovimentoteatraldabaixadasantista.blogspot.com.

Programação


Dia 1º (terça-feira)

20h – Sesc-Santos (R. Cons. Ribas, 136) – Espetáculo musical ‘De Volta ao Centro’, com Letícia Sabatella e Caravana Tonteria;


Dia 2 (quarta-feira)

19h – Teatro Guarany (Praça dos Andradas) – Leitura dramática ‘A Condessa, a Cigana e o Amolador de Facas’ e curta-metragem ‘Rosinha Sinhá’ da TEP/Unisanta (Santos);
20h – Praça dos Andradas – Teatro ‘Circo do Só Eu’, do Barracão Teatro (Campinas);
23h – Vila do Teatro (Praça dos Andradas) – Show ‘O Baile é Balançante’, de Digo Maransaldi e Banda;


Dia 3 (quinta-feira)

01:18h – Vila do Teatro – Teatro ‘Ispinho e Fulô de Patativa’, da Cia Teatral Carcarah Voador (Santos);
20h – Teatro Guarany – Teatro ‘Maria que Virou Jonas ou a Força da Imaginação’, da Cia Livre (São Paulo);
22h – Quadra da Escola de Samba União Imperial – Teatro ‘Nas Quebradas do Mundaréu’, da Oficina do Imaginário e Dino Filmes (Santos);
23h – Vila do Teatro – Show ‘Visões de everino’ (Ferraz de Vasconcelos);


Dia 4 (sexta-feira) 

0416h – Rua do Comércio – Teatro ‘Hygiene’, do Grupo XIX de Teatro (São Paulo);
20h – Teatro Guarany – Teatro ‘Nepenthes’, do Projeto Antrópicos (Santos);
23h – Vila do Teatro – Festa do Coletivo Futuráfrica (Santos)
0h – Praça dos Andradas – Teatro ‘Blitz’, da Trupe Olho da Rua (Santos);




Dia 5 (sábado) 

0515h30 – Fonte do Sapo – Teatro ‘Meu Quintal é Maior que o Mundo’, do Teatro Wídia (Santos);
16h30 – Fonte do Sapo – Teatro ‘A Moça da Janela’, da Animalenda (Itanhaém);
18h – Fonte do Sapo – Teatro ‘Baile do Anastácio’, do Oigalê (Rio Grande do Sul);
21h – Casa da Frontaria Azulejada – Teatro ‘A História dos Ursos Pandas’, do Teatro da Vila Velha (Bahia);
22h – Vila do Teatro – Batalha Musical sobre Fomento à Cultura Local, do grupo Muito Prazer, Meu Nome é Hip Hop (Santos);


Dia 6 (domingo) 

0218h – Parque Roberto Mário Santini – Teatro ‘Rua da Amargura’, do Coletivo de Artes de São Vicente;
19h – Parque Roberto Mário Santini – Teatro ‘A Exceção e a Regra’, da Cia Estável de Teatro (São Paulo);
21h – Casa da Frontaria Azulejada – Teatro ‘Projeto Bispo’, do O Coletivo (Santos);
23h – Vila do Teatro – Apresentação do Diego Alencikas e Banda;


Dia 7 (segunda-feira) 

16h – Escadaria do Monte Serrat – Teatro ‘Os Desclassificados’, de Os Panthanas (Santos);
20h – Casa da Frontaria Azulejada – Teatro ‘Diário de uma Revolucionária’, da Cia do Feijão (São Paulo);
21h30 – Praça dos Andradas – Teatro ‘Azar do Valdemar’, da Cia dos Inventivos (São Paulo);
23h – Vila do Teatro – Apresentação de The Matuts e Aparícius Band;


Dia 8 (terça-feira)

16h – Praça do Posto 2 – Teatro ‘Essa Partida Não Será Televisionada’, da Cia do Elefante/Tescom (Santos);
19h – Vila do Teatro – Teatro ‘Barraco Número 9’, da Oficina do Imaginário (Santos);
20h – Casa da Frontaria Azulejada – Teatro ‘{Entre}’, do Coletivo Negro (São Paulo);
21h30 – Vila do Teatro – Roda de conversa “Da vida ao palco: racismo e blackface no Brasil da democracia racial”;
23h – Vila do Teatro – Festa do Riscado com o DJ Silvio Luiz e Sandro Bueno;


Dia 9 (quarta-feira) 

0320h – Teatro Guarany – Teatro ‘Os Sapatos que Deixei pelo Caminho’, do Teatro do Kaos (Cubatão);
21h – Praça dos Andradas – Teatro ‘Júlia’, do Cirquinho do Revirado (Santa Catarina);
23h – Vila do Teatro – Apresentação de Piratas do Maxixe e intervenções de ‘Zona in Progress 2’, de O Coletivo e 'Poesias de Fernando Pessoa' da EAC Wilson Geraldo  (Santos).

Histórico do Festival

O FESTA 57 – Festival Santista de Teatro é o festival de artes cênicas mais antigo em atividade do Brasil, reconhecido pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito da Cultura. Criado em 1958 por Patrícia Galvão, a Pagu, o evento já despontou nomes como os dramaturgos Plínio Marcos e Carlos Soffredini, além de reunir personalidades como Regina Duarte, Paulo Goulart, Nicette Bruno, Herson Capri, Bete Mendes, Leona Cavalli, Cleyde Yáconis, Ney Latorraca, Sérgio Mamberti, Nuno Leal Maia, Alexandre Borges, Jandira Martini e Rubens Ewald Filho.

FESTA 57

O festival é uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista e da Secretaria de Estado da Cultura por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural. O evento com apoio da Prefeitura de Santos e do Sesc além de parceria com a Cooperativa Paulista de Teatro, Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, Rede Brasileira de Teatro de Rua, Vila do Teatro, Diário do Litoral, Escola de Samba União Imperial, Movimento Mães de Maio, Fundação Arquivo e Memória de Santos e Curta Santos.


Publicado originalmente 27 de agosto em: movimentoteatraldabaixadasantista.blogspot.com.br
Por: Lincoln Spada e Rafaella Martinez

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

“Curtas-metragens – Lugares de Experimentação” no Café com Letras


Nessa quinta-feira (3), a produtora cultural e realizadora audiovisual Madeleine Alves estará no Café com Letras, projeto da AMBEP coordenado pela pedagoga e escritora Regina Alonso, com apoio Teresa Teixeira e Fátima Curado, falando sobre o surgimento e a história do curta-metragem. O evento ainda contará com a apresentação e analise de dois curtas-metragens: "A Espera", uma a ficção de Fernanda Teixeira, "Vai Indo que Eu já Vou", um documentário de Rubem Barros e Marcelo Perez.


Leia o Release.


"O que está em ação aqui é uma relação circular e oculta entre 
aqueles que fazem filmes e aqueles que assistem a filmes,
 uma região que nunca é vista por ninguém, mas 
que é uma província de muitos olhos"
Jean-Claude Carrière


Em 2008, como Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Letras – Português/Inglês da Universidade Católica de Santos, a então estudante Madeleine Alves tinha um curto prazo de quatro meses para realizar a tarefa que lhe permitiria finalizar a sua jornada acadêmica.  Começando a se envolver nos fazeres culturais da região, a palavra “curto” transformou-se na palavra “curta” e, então, estava concebido um período de estudo sobre as narrativas dos curtas-metragens, entendendo este como o espaço-tempo da experimentação da linguagem cinematográfica. Orientado pela professora Profª Ms. Elisabete Amadeu Monteiro, a monografia “Curta-metragem – Experimentação: Narrativas” obteve nota máxima da banca examinadora.

Mas não foi a nota ou a exigência acadêmica o principal objetivo deste estudo. Foram, antes, a oportunidade de criar uma semente que pudesse frutificar a longo prazo, que permitisse uma reflexão de linguagem e que, de algum modo indicasse um norte para além das barreiras acadêmicas e se transformasse ainda em outra expressão, em outro incentivo.


Com o convite da AMBEP-Santos para participar de um dos encontros do já culturalmente tradicional “Café com Letras”, a monografia transformou-se em “Curtas-Metragens – lugares de experimentação”: uma oportunidade de bater um papo, de modo despojado do academicismo, sobre o surgimento e a história dos curtas-metragens e a breve análise de dois curtas-metragens exibidos antes do bate-papo — a ficção A Espera, de Fernanda Teixeira, e o documentário Vai Indo que Eu já Vou, Rubem Barros e Marcelo Perez — para que possamos vislumbrar as possibilidades de experimentação do formato audiovisual curto. Tanto quanto há sete anos, talvez ainda paire na mente dos presentes: o quanto será que lemos e compreendemos a respeito da veloz linguagem audiovisual que inunda o nosso cotidiano?



A inspiração literária estará presente por meio do poema Tempoespaço, de Augusto de Campos e de outros poemas concretos, que tão bem fazem a relação entre letras, palavras e movimentos. Há inspiração melhor?

Sobre Madeleine Alves

Madeleine Alves é produtora cultural e realizadora audiovisual, atuando em muitos projetos de literatura, artes visuais, audiovisual, eventos culturais e colaborações escritas para sites e blogs relacionados a cultura. Formada em Letras na Universidade Católica de Santos e com Habilitação em Artes Visuais oferecida pelo Departamento de Formação e Pesquisa Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, foi selecionada nos últimos 2 biênios para representar o município de São Vicente no Mapa Cultural Paulista – Categoria Literatura.

Ilusionismo, primeiro curta-metragem ficcional com sua direção, foi vencedor do Voto Popular do 9º Curta Santos – Festival Santista de Curtas-Metragens, com mais de 3200 votos. Ocupou a cadeira de Conselheira do Segmento Audiovisual no Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Vicente de 2012 a 2014. Em produção audiovisual, já desempenhou as mais diversas funções em curtas-metragens e videoclipes: produtora, continuísta, fotógrafa still, assistente de direção de arte, diretora de arte e roteirista. Ainda assim, arranja tempo para observar a insustentável leveza do mundo e registrá-la em seu blog, o Signos Possíveis.

Sobre Café com Letras

As reuniões realizam-se na sede social da AMBEP – Associação Mantenedora dos beneficiários da Petros, nas 1.ªs e 3.ªs quintas feiras do mês com coordenação  de Regina Alonso e apoio de Teresa Teixeira e Fátima Curado. Neste ano, a literatura será o foco e a base de todos os encontros, que se diversificam nas inúmeras vertentes da arte: cinema, música,.. Os participantes serão provocados a refletir uns com os outros e aceitar ideias diferentes de suas criações.
Os textos integrarão uma antologia do Café com Letras – AMBEP Santos.

Serviço: 

Quando: 03/09/2015 – 5ª feira às 14h30

Onde: AMBEP – Associação Mantenedora dos beneficiários da Petros
Av. Ana Costa, 259 – cj 53

Entrada Franca

Mais informações: (13) 3233-4915 / 3222-9662.